domingo, 5 de setembro de 2010

A verdade que completa a sua!


“A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos.” (Mahatma Gandhi)


Recentemente tenho observado “um mundo de intolerância” ao meu redor. Tenho visto cada vez mais agressividade nas palavras, irritação, desrespeito e impaciencia no jeito das pessoas se tratarem.

Tenho pensado muito a respeito disso. E fico me perguntando se desaprendemos a tolerar...

A tolerância, é o termo que define o nosso grau de disposição para admitir nos outros uma maneira de ser e de proceder diferente da nossa. É compreender que duas pessoas podem discordar sobre o mesmo assunto, e ainda assim terem razão.

Em um de seus livros Stephen Covey conta uma história que aconteceu com ele numa manhã de domingo no metrô de Nova York.

“As pessoas estavam calmente sentadas, lendo jornais, divagando (...) Subitamente, um homem entrou no vagão do metrô com os filhos. As crianças faziam bagunça e se comportavam mal, e o clima mudou instantaneamente. O homem sentou-se ao meu lado ignorando a situação. Enquanto isso as crianças corriam de um lado para o outro, atirando objetos e puxando os jornais dos passageiros, incomodando a todos. Mesmo assim o homem a meu lado não fazia nada.

Ficou impossível evitar a irritação. Eu não conseguia acreditar que ele pudesse ser tão insensível a ponto de deixar que seus filhos incomodassem os outros daquele jeito.(...)

A certa altura, enquanto ainda conseguia manter a calma e o controle, virei para ele e disse:

- Senhor, seus filhos estão perturbando muitas pessoas. Será que não poderia dar um jeito nele? – o homem olhou para mim como se estivesse tomando consciência da situação naquele exato momento, e disse calmamente:

- Sim, creio que o senhor tem razão. Acho que deveria fazer algo. Mas é que acabamos de sair do hospital, onde a mãe deles morreu há uma hora. Eu não sei o que pensar e parece que eles também não sabem como lidar com isso.

Podem imaginar o que senti naquele momento? Meu paradigma mudou. De repente, vi as coisas de um modo diferente, e como eu estava vendo as coisas de outro modo, eu pensava sentia e agia de um jeito diferente.

(...) Tudo naquele momento mudou.”


E mudou porque a intolerância é diretamente proporcional ao nosso grau de desconhecimento do outro. E quando conseguimos reconhecer o mundo através dessa ótica, a tolerância vira um exercício natural.

Porque a tolerância é a arte de se relacionar com o outro. É a compreensão maior de que nenhuma verdade é absoluta. E que ninguém é capaz de enxergar sozinho a realidade completa. Pois, “o que vemos depende de onde estamos” e para vermos o quadro completo precisamos enxergar além de nós mesmos.

Por isso, antes de brigar com alguém no trânsito, de reclamar da atitude de um gerente, da postura de um funcionário, ou até mesmo antes de retribuir uma ofensa, tente reconhecer a verdade que completa a sua, e compreender a realidade por trás do comportamento.

Tem gente que acha que a tolerância é a virtude dos fracos e daqueles que não tem convicção. Mas eu discordo. Até mesmo porque, só aqueles que tem muita certeza de seus valores são capazes de questioná-los. E não se engane. Tolerar não é concordar. Tolerar é respeitar. E muitas vezes isso pode significar, em respeitosamente, concordar em discordar.

Nenhum comentário: