segunda-feira, 26 de maio de 2008

MÉTRICAS On-line para Iniciantes

Logo quando entrei nesse mundo doido da internet, procurei por todos os cantos um guia rápido, fácil e prático que me desse uma noção de onde eu estava me metendo...Não encontrei.

Anos se passaram e esse guia não existe ainda!!!
Tudo é muito complicado...
Muito extenso...
O que é engraçado, já que a internet é rápida, curta e certeira.
E além do mais, tudo muda o tempo inteiro!

Então nem adianta demorar 1 mês lendo um livro enooorme, porque passado um mês, provavelmente tudo já mudou.

Sem exageros.

Então vamos ser curtos e práticos!!!

Qual a principal diferença entre a Mídia On-line e a Mídia Convencional?
(tirando todo aquele blá, blá, blá, que já estamos cansados de saber...interatividade, reciprocidade, real-time, one-to-one...)

A verdade é uma: A internet é um veículo mensurável.

PONTO. É ISSO!
E é por isso que seus clientes vão quere fazer web. E é isso que vc terá que saber. E é justamente isso que praticamente ninguém consegue explicar...hehe...

Mas vamos lá que o tempo é curto!
Quando preparamos um plano de mídia offline, o foco é no veículo:
Perfil do público do programa, praças, freqüência, cobertura e volume.(Afinal, ops programas de Tv, revistas..etc são limitados. Temos que nos adequar a mídia. Onde está a mídia que o meu consumidor assiste?)


Em um plano de mídia online, o foco muda para o consumidor:
Região, sexo/idade/classe social, cobertura, freqüência, duração, dia/hora.
(Afinal, o conteúdo na Internet é ilimitado... portanto seria impossível avaliar todos os canais, sites, blogs e conteúdos...Então podemos cortar essa parte e ir direto ao que interessa: Onde está o consumidor?)

Ok, tá... Mas como eu mensuro?

Existe uma quantidade enorme de ferramentas de mensuração de
resultados, tanto pagas quanto gratuitas.

Veículos (gratuito): Os próprios veículos enviam relatórios da entrega de
impressões, volume de cliques, CTR e calculam o CPM pago ao fim da
campanha de mídia online. Ou seja, se você comprar espaço no Terra, no Uol, ou em qualquer canal profissional, eles irão te passar um relatório de quantas pessoas viram seu banner e clicaram nele.

Ferramentas pagas: (Ué? Se os veículos me passam todos esses dados porque é que eu vou pagar pelo que já tenho de graça?)

Os chamados ADservers são empresas especializadas em mensuração que acompanham o internauta do momento do clique até sua saída do site. Além de poupar muito trabalho, pois eles padronizam e organizam todos os dados enviados pelos diferentes peças da campanha, eles conseguem "fazer o percurso" de cada peça até onde você quiser.

Por exemplo: Imagine que eu faço uma campanha para vender um livro, que leva até a minha Home onde a pessoa pode ler a sinopse e comprar o livro. Os veículos só poderão te dar indormação de quantas pessoas viram as peças e quantas pessoas clicaram na peça.

E com isso eu já não tenho tudo?

Nããããão...

Afinal, um banner no UOL pode ter gerado muitos cliques. Mas esses cliques não se converteram em vendas. Por outro lado, um arroba banner no Terra pode ter gerado poucos cliques e muitas vendas. Como eu sei disso?

Através do adserver...que mapeia o caminho do usuário até o meu site e me mostra que páginas ele visitou por lá, quanto tempo ficou no meu site e se efetuou ou não o cadastro.

Isso nos permite ver quais veículos e peças geraram o maior resultado absoluto e qualitativo, abrindo a possibilidade para alterações no plano e investimentos mais precisos.

Bem, por hoje é só...
Depois eu volto com mais!

2 comentários:

Sound Factory disse...

Interessante esse assunto, estava um tempo fora da área e estou querendo voltar e me interessando muito por esse assunto e acho que vc é uma pessoa que sabe muito bem como passar as informações sobre ele. PARABÉNS!!

Anônimo disse...

Olá,
Sou profissional da área de marketing, estava com duvidas sobre essas novas metricas in line...sem achei confudo e você explicou de uma forma muito simples e objetiva, meus parabéns.