sábado, 8 de novembro de 2008

As 8 grandes questões

O que é fé? Você tem fé? Você tem certeza de que tem fé?

A verdade é que a maioria das pessoas gostaria de ter essa certeza. Gostariam de dormir hoje sabendo que se morressem durante o sono estariam prontas para encontrar-se com Deus.

Mas a fé nem sempre é tão fácil assim, mesmo para as pessoas que desesperadamente a desejam. Algumas pessoas têm fome de certeza espiritual, mas algo as impede de experimentá-la. Gostariam de possuir esse tipo de liberdade, mas certos obstáculos as impedem - bloqueiam os seus caminhos. As objeções as afligem. As dúvidas consomem por dentro delas. O coração quer elevar-se a Deus, mas a mente as mantem firmemente presas ao chão. Você se sente assim?

Se ao menos não houvessem tantas interrogações...

Seriam a fé e a razão realmente incompatíveis? É possível ser um pensador e ao mesmo tempo um cristão que crê na Bíblia?

Existem inúmeras grandes questões atuais que acabam a gente de Deus.
Por exemplo: Imagine que na capa da revista veja desse mês está a imagem de uma mulher negra do norte da África. A matéria é sobre a seca devastadora que está ocorrendo por lá. A mulher esquelética, segura nos braços o seu bebê morto que olha para o ceu com a expressão mais desolada. Essa matéria, por sinal, existiu e a fotografia foi publicada na revista Life.

Vendo isso você pensa:
"É possível acreditar que existe um Criador amoroso quando tudo que esta mulher precisava era de chuva? Como poderia um Deus amoroso fazer isso com aquela mulher? Quem governa a chuva? Não sou eu, não é você. Deus governa. Quem, a não ser uma criatura cruel, mataria um bebê e quase eliminaria sua mãe com seu sofrimento, quando o que simplesmente necessitavam era de chuva?

E o conceito de inferno? Meu Deus, eu não poderia pôr a mão de álguem no fogo por um momento. Nem um instante! Como poderia um Deus de amor torturá-lo para sempre, só porque você não o obedece ou não faz o que ele quer - não permitindo que você morra, mas continue sofrendo para toda eternidade? Não existe um criminoso que faça isso...!"

Bem essas são algumas das Grandes Questões*.
Que na verdade são oito. Listarei as 8 abaixo e nos proximos dias tratarei uma a uma...
1 - Se existe um Deus amoroso, porque este mundo dilacerado pela dor geme debaixo de tanto mal e sofrimento?
2 - Se os milagres de Deus contradizem a ciência, como uma pessoa racional pode crer que sejam verdadeiros?
3 - Se Deus criou o universo, o que dizer do processo da evolução espontânea que explica a vida?
4 - Se Deus é moralmente puro, como pode sancionar o massacre de crianças inocentes, como no Antigo Testamento diz que ele fez?
5 - Se Jesus é o único caminho para o céu, que dizer dos milhões de pessoas que nunca ouviram falar dele?
6 - Se Deus se preocupa com as pessoas que criou, como pode entregar tantas delas a uma eternidade de tormentos no inferno somente porque não creram nas coisas certas a respeito dele?
7 - Se Deus é dirigente supremo da Igreja, porque ela tem estado repleta de hipocrisia e brutalidade ao longo dos séculos?
8 - Se ainda sou assaltado por dúvidas, ainda posso ser cristão?

Procurando as respostas? "Vocês me procurarão e me acharão quando procurarem de todo coração" (Jeremias 29.13).
Então vamos as respostas...

Nenhum comentário: